quinta-feira, 29 de maio de 2014

Robert Plant: a verdadeira inspiração de "29 Palms"
Luiz Otávio Marin20:40


Encravada no meio do mítico Deserto de Mojave (imortalizado na capa de ‘Joshua Tree” e lembrado como laboratório lisérgico de JIM MORRISON), 29 Palms é uma cidade bem longe das proporções de centros inspiradores de clássicos como Londres ou Nova Iorque. Com pouco mais de trinta mil habitantes e a clássica variação térmica de áreas desérticas, o local parece, a primeira vista, desmerecer maiores atenções por parte do resto do mundo. Comendo pelas beiradas, a cidadela mostrou seu charme e, de FRANK SINATRA ("The Lady from Twentynine Palms,") ao SUBLIME ("April 29, 1992 (Miami)"),”29” cavou seu espaço em meio à cultura popular.

Imagem



Em 1993, a auto-intitulada menção ao local saiu em ‘Fate of Nations”, o sexto álbum solo de ROBERT PLANT. Mesmo com a recepção comercial morna, o álbum foi bem acolhido pela crítica e, como bem pontuou STEPHEN ERLEWIN, “a cada nova audição, mais texturas aparecem, e o álbum ganha um sentido calma de tensão e reflexividade. Além disso, também é a gravação mais pessoal de PLANT- o que, por si só, é digno de aplauso”.O single, uma pequena pérola pop, é preenchido por uma letra de alto teor de tensão romântica (“Um tolo apaixonado / uma situação louca/ Suas luvas de veludo me nocauteiam) e do desespero apaixonado das grandes canções dos anos sessenta (“Oh, estou loucamente apaixonado - estranha paixão. Porque o descaso?). No refrão, a descrença de PLANT beira a auto denúncia quando canta, em tom semi lúgubre que “É duro quando ouço sua voz no rádio/ Levando-me de volta ao caminho que leva a você”.
Tendo realizado, em 1990, uma turnê coma cantora canadense ALANNAH MYLES, suspeitas pairaram quanto ao objeto de desejo descrito na canção. Em uma entrevista à Network Magazine, PLANT deixou a coisa toda no ar. "Nós fizemos uma turnê juntos. Somos bons amigos. Ela é uma grande e poderosa mulher e tem uma das melhores vozes do nosso idioma. Ela sempre foi muito gentil comigo, muito calorosa; mas a estrada é a estrada. Esqueça todos os rumores, tudo é verdadeiro e falso ao mesmo tempo. “29 Palms” foi escrito em turnê na última vez que estivemos na Califórnia ".
Como ocorre muitas vezes, o tempo se encarregou de desvendar o mistério. Em entrevista em 2010, MYLES disse que incentivou fortemente PLANT para continuar sua carreira solo (em 1993), enquanto os empresários o encorajavam a retomar o LED.” Eu estava tentando ajudar meu amante, meu homem com essa decisão”. "Quando questionada sobre como o relacionamento terminou, MYLES explicou: "Não foi como um negócio que simplesmente acabou. Eu não sei por que eu fui para a América, em vez de ir para a Inglaterra e me casar com ele. Eu sacrifiquei meu amor pela minha carreira. Nós tentamos ficar em contato, mas isso não aconteceu. Ele foi bem incisivo comigo."

Fonte: Whiplash.net




Sobre o autor Apaixonado por Led Zeppelin, resolveu criar o blog e postar todas notícias, informações, e muito mais! Facebook ou Twitter